HISTÓRICO DE MOCAJUBA

Histórico

Histórico de Mocajuba


Geografia e Localização

Mocajuba possui 967 km2 de extensão. Fica a uma distância de 173 km em linha reta de Belém. Localiza-se no Nordeste do Estado do Pará, zona fisiográfica do Tocantins, à margem direita do rio que banha a cidade de sul a norte. Suas coordenadas geográficas são: 2º34´46´´ de latitude sul e 49º30´l9´´ de longitude W Gr. O principal acidente geográfico é o Rio Tocantins, onde localizam-se as ilhas de Santana, Camaleão, Jutuba, Rosário, Rufino e Angapijó.
Sua população é de 20.362 habitantes, apresentando densidade demográfica de 21,06 hab./ km2 , sendo estimada em 64% dos habitantes na zona urbana e 36% na zona rural (Instituto de Desenvolvimento Econômico-Social do Pará - IDESP - Coordenaria de Estatística Estadual -CEE - 1995)
De clima agradável, equatorial super úmido, registra uma média de temperatura de 26º com chuvas distribuídas mais intensamente nos meses de janeiro a junho. (Plano Plurianual Para o Desenvolvimento Rural do Município Versão Fevereiro de 1997 - Prefeitura Municipal de Mocajuba).

Síntese da História

A palavra Mocajuba vem do vocábulo Mocajatuba ou Mucajatuba que em Nheengatu significa “lugar abundante de mucajá”, pois "tuba" Significa "lugar de abundância". Mucajá é uma palmeira cujo fruto tem um sabor adocicado e é muito apreciado em forma de mingau no município.
Formou-se no Rio ou Furo Tauaré e já passou por diversas denominações como: Maxi, Freguesia de Mocajuba, Vila de Mocajuba e finalmente Mocajuba. Foi fundado em 1895, porém, sua história remonta os anos de 1853 quando a Assembléia Legislativa Provinciana, considerando a exigência do povoado de nome Maxi, criou a resolução nº 228, de 20 de dezembro do mesmo ano, dando-lhe a categoria de Freguesia. No entanto, o lugar não era propício para o desenvolvimento do povoado. Os habitantes do Maxi foram então se deslocando para uma antiga propriedade do Sr. João Machado, um dos incentivadores da mudança, que doou suas terras para que servissem de sede para o futuro município. Nessas terras existia um sítio de nome Mocajuba em perfeitas condições de servir para o desdobramento de um importante núcleo populacional, que viria a ter para invocação N. Sr.a. da Conceição, inicialmente utilizando o oratório particular de João Machado.
A mudança foi aprovada pela lei nº 271, de 16 de outubro de 1854. Conservou-se como freguesia até o ano de 1872 quando a lei nº 707, de 05 de abril, substituiu-a por vila.
A primitiva igreja matriz da vila, construção de taipa, incendiou-se antes de 1864, época em que o governo provincial determinou o prosseguimento da construção do novo templo, então em alicerces.
O decreto nº 117, de 18 de setembro, cria prefeituras de segurança em seis cidades dentre elas a de Mocajuba, em 1895, dando-lhe finalmente a legitimidade do nome original.

Aspectos Urbanísticos

Mocajuba é uma das cidades mais limpas e bem organizadas da região tocantina.

Nenhum comentário: